PADRÕES DE CODIFICAÇÃO DE CARACTERES
Todos os computadores trabalham com números. Qualquer outro tipo de informação precisa de ser representada por números. Texto é um desses outro tipos de informação que precisa desse tipo de de uma representação numérica nos computadores.
Palavras e frases no texto são criadas a partir de caracteres. Exemplos de alguns caracteres incluem os ideogramas chineses, letras latinas, ente outros.
Ao conjunto de conjunto de códigos de caracteres quando a cada caracterer é atribuído um número em particular, chamado de codepoint, designa-se repertório. Esses codepoints irão ser representados no computador por um ou mais bytes.
TABELA ASCII
ASCII, do inglês American Standard Code for Information Interchange: " Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação", foi proposto por Robert W. Bemer, visando padronizar os códigos para caracteres alfa-numéricos (letras, sinais, números e acentos). Assim seria possível que computadores de diferentes fabricantes conseguissem entender os códigos.
O ASCII é um código numérico que representa os caracteres, usando uma escala decimal de 0 a 127. Esses números decimais são então convertidos pelo computador para binários e ele processa o comando. Sendo assim, cada uma das letras que você digitar vai corresponder a um desses códigos.
Alguns dos caracteres não podem ser impressos (de código 0 a 31), pois eram na verdade comandos para computadores antigos.
Para entender melhor, veja um pedaço de uma tabela ASCII:
O ASCII é um código numérico que representa os caracteres, usando uma escala decimal de 0 a 127. Esses números decimais são então convertidos pelo computador para binários e ele processa o comando. Sendo assim, cada uma das letras que você digitar vai corresponder a um desses códigos.
Alguns dos caracteres não podem ser impressos (de código 0 a 31), pois eram na verdade comandos para computadores antigos.
Para entender melhor, veja um pedaço de uma tabela ASCII:
CÓDIGO DECIMAL
|
CÓDIGO BINÁRIO
|
CÓDIGO HEXADECIMAL
|
CARACTERES
|
97
|
0110 0001
|
61
|
a
|
98
|
0110 0010
|
62
|
b
|
99
|
0110 0011
|
63
|
c
|
100
|
0110 0100
|
64
|
d
|
101
|
0110 0101
|
65
|
e
|
102
|
0110 0110
|
66
|
f
|
103
|
0110 0111
|
67
|
g
|
104
|
0110 1000
|
68
|
h
|
91
|
0101 1011
|
5B
|
[
|
92
|
0101 1100
|
5C
|
\
|
93
|
0101 1101
|
5D
|
]
|
94
|
0101 1110
|
5E
|
^
|
95
|
0101 1111
|
5F
|
-
|
126
|
0111 1110
|
7E
|
~
|
CÓDIGO UNICODE
Unicode é um padrão adotado mundialmente que possibilita com que todos os caracteres de todas as linguagens escritas utilizadas no planeta possam ser representados em computadores. A “missão” do Unicode é apresentada de forma clara no web site do Unicode Consortium (entidade responsável pela sua gestão):
Unicode fornece um número único para cada caractere, não importa a plataforma,
não importa o programa,
não importa a linguagem.
não importa o programa,
não importa a linguagem.
O padrão Unicode é capaz de representar não somente as letras utilizadas pelas linguagens mais “familiares” para nós ocidentais, como Inglês, Espanhol, Francês e o nosso Português, mas também letras e símbolos utilizados em qualquer outra linguagem: Russo, Japonês, Chinês, Hebreu, etc. Além disso, inclui símbolos de pontuação, símbolos técnicos e outros caracteres que podem ser utilizados em texto escrito.
FERRAMENTA ASCII GENERATION
__| _/____ ___ _|__| __| _/
/ __ |\__ \\ \/ / |/ __ | / /_/ | / __ \\ /| / /_/ | \____ |(____ /\_/ |__\____ | \/ \/ \/
__ ______ _______. _______ | | / __ \ / || ____| | | | | | | | (----`| |__ .--. | | | | | | \ \ | __| | `--' | | `--' | .----) | | |____ \______/ \______/ |_______/ |_______|
CONVERSÃO DE IMAGEM EM ASCII
http://www.glassgiant.com/ascii/
|
Webgrafia:
- http://www.devmedia.com.br/unicode-conceitos-basicos/25169
- http://www.tecmundo.com.br/imagem/1518-o-que-e-codigo-ascii.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário