TIPOGRAFIA
A tipografia (do grego typos — “forma” — e graphein — “escrita”) é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objectivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Tipografia também é um termo usado para a gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.Na grande maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objectivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objectivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas.
No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página. Todos esses factores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da media impressa, designers gráficos (ou seja, os tipógrafos) costumam-se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.
FONTES BITMAPPED / FONTES ESCALADAS
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, , MS Serif, Small e Symbol.
As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.
As fontes foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do Postsript
As informações das fontes TYPE1 são guardadas no windows, em 2 ficheiros:
PFB (Printer Font binary) - extensão para o tipo de fonte Postsript Type1. Contêm informação sobre os contornos dos caracteres.
Exemplo de fonte bitmapped:
Exemplo de fonte escalada:
OpenType é um formato de arquivo de fonte multi-plataforma desenvolvido em conjunto pela Adobe e Microsoft. Adobe converteu todo o Adobe Type Library para este formato e agora oferece milhares de fontes OpenType.
Os dois principais benefícios do formato OpenType são a sua compatibilidade entre plataformas (o mesmo arquivo de fonte funciona em computadores Macintosh e Windows), e sua capacidade de suportar conjuntos de caracteres amplamente expandido e recursos de layout, que fornecem mais rico apoio linguístico e controle tipográfico avançado.
O formato OpenType é uma extensão do formato SFNT TrueType que também pode apoiar dados de fonte Adobe PostScript e novos recursos tipográficas. As fontes OpenType que contêm dados PostScript, tais como os da Adobe Type Library, têm um sufixo .otf no nome do arquivo fonte, enquanto fontes OpenType baseadas em TrueType tem um sufixo de nome de arquivo .ttf.
As fontes OpenType podem incluir um conjunto de caracteres expandido e recursos de layout, fornecendo amplo suporte linguístico e controle tipográfico mais preciso. Fontes OpenType Adobe ricos em recursos podem ser distinguidos pela palavra "Pro", que é parte do nome da fonte e aparece em menus da fonte do aplicativo. As fontes OpenType podem ser instaladas e utilizadas com tipo 1 e TrueType fontes PostScript.
Webgrafia:
http://www.microsoft.pt/microsoft_sans_serif
http://design.blog.br/design-grafico/o-que-e-tipografia
Sem comentários:
Enviar um comentário