quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Introdução à Teoria da Interatividade

  •  Interatividade:


O conceito "interatividade" é de fundamental importância para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido as mais diversas definições, onde muitas delas têm, na verdade, mais confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interfaces e criação de cursos mediados por computador.
A questão da interatividade parece hoje ligada inexoravelmente à informática. Em verdade, para muitos é entendida como um fenómeno cujo estudo inicia com a evolução dos computadores e suas interfaces. Mas, da mesma forma que o conceito "multimédia", a questão já vinha merecendo estudos aprofundados em diversas áreas do conhecimento.


  • Realidade Virtual:

Desde sempre o homem esteve rodeado das mais diversas formas de entretenimento. É alias, nos dias de hoje, um dos maiores negócios (senão o maior) à face da Terra, nas suas mais diversas formas: televisão, música, cinema, jogos. Mas e se a estas formas de entretenimento tradicional adicionarmos cultura, viagens, actividades radicais e todo um outro conjunto de actividades? A Realidade Virtual (RV), nasce precisamente desta vontade. De tornar o entretenimento clássico e maioritariamente de observação em experiências, em sensações, em viver em oposição a ver.

  • Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual:
Para um sistema de realidade virtual ser devidamente implementado, são requeridos vários equipamentos (gadgets) bastante avançados, capazes de renderizar gráficos 3D interativos em tempo real, implicando assim o uso de computadores com bastante capacidade de processamento.

Actualmente, já se efectuaram avanços significantes nesta tecnologia, particularmente na área das consolas de jogos. Dispositivos como o Kinect da Xbox 360, o Move da PS3 e o comando Wii da Nintendo são agora quase sempre utilizados.
Alguns destes equipamentos são, por exemplo:
-Luvas de dados (datagloves)
-Spacemouse
-HMD (Head-Mounted Display)


Webgrafia:

http://revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-artigos/afinal-o-que-e-interatividade

http://web.ist.utl.pt/ist170613/

http://api12dmi.blogspot.pt/2012/09/dispositivos-informaticos-utilizados-na.html


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