quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Realidade Aumentada

De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real,possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.

Para complementar os conhecimentos acerca de realidade aumentada procuramos alguns vídeos que explicam de uma forma simples e fácil de compreender o tema " realidade aumentada" e que gostávamos de partilhar. 



Video 3: https://www.youtube.com/watch?v=oH_LfXnklRw



webgrafia:

http://www.tecmundo.com./realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm

Introdução à Teoria da Interatividade

  •  Interatividade:


O conceito "interatividade" é de fundamental importância para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido as mais diversas definições, onde muitas delas têm, na verdade, mais confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interfaces e criação de cursos mediados por computador.
A questão da interatividade parece hoje ligada inexoravelmente à informática. Em verdade, para muitos é entendida como um fenómeno cujo estudo inicia com a evolução dos computadores e suas interfaces. Mas, da mesma forma que o conceito "multimédia", a questão já vinha merecendo estudos aprofundados em diversas áreas do conhecimento.


  • Realidade Virtual:

Desde sempre o homem esteve rodeado das mais diversas formas de entretenimento. É alias, nos dias de hoje, um dos maiores negócios (senão o maior) à face da Terra, nas suas mais diversas formas: televisão, música, cinema, jogos. Mas e se a estas formas de entretenimento tradicional adicionarmos cultura, viagens, actividades radicais e todo um outro conjunto de actividades? A Realidade Virtual (RV), nasce precisamente desta vontade. De tornar o entretenimento clássico e maioritariamente de observação em experiências, em sensações, em viver em oposição a ver.

  • Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual:
Para um sistema de realidade virtual ser devidamente implementado, são requeridos vários equipamentos (gadgets) bastante avançados, capazes de renderizar gráficos 3D interativos em tempo real, implicando assim o uso de computadores com bastante capacidade de processamento.

Actualmente, já se efectuaram avanços significantes nesta tecnologia, particularmente na área das consolas de jogos. Dispositivos como o Kinect da Xbox 360, o Move da PS3 e o comando Wii da Nintendo são agora quase sempre utilizados.
Alguns destes equipamentos são, por exemplo:
-Luvas de dados (datagloves)
-Spacemouse
-HMD (Head-Mounted Display)


Webgrafia:

http://revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-artigos/afinal-o-que-e-interatividade

http://web.ist.utl.pt/ist170613/

http://api12dmi.blogspot.pt/2012/09/dispositivos-informaticos-utilizados-na.html